sábado, 7 de junho de 2014

Bandas nacionais que provam que o rock está mais do que vivo!

O rock foi e é um dos principais gêneros musicais. O gênero formatou a indústria musical assim como aconteceu mais tarde com o pop. E podemos afirmar que depois de Elvis e Beatles, a música não foi mais a mesma, pois o rock alcançou horizontes que antes, nenhum outro gênero tinha alcançado.

Porém, a atual popularização do gênero no Brasil, a cada ano, piora. Como aponta o artigo “A morte “definitiva” do rock nacional” de Marcelo Moreira no "Estadão", é muito difícil vermos alguma banda nas listas de músicas mais tocadas do ano. O gênero cada vez mais se distancia da atual cultura brasileira, cada vez menos toca nas emissoras de rádio em geral, e para os mais radicais, a nova safra do rock nacional (principalmente aquelas, das poucas que fazem sucesso) se diferencia e muito do bom e velho rock n’roll que tivemos aqui, como Raul Seixas, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii e por aí vai. 

Para o alivio da memória de Raul Seixas e Renato Russo, sabemos que o cenário do rock nacional está vivo sim. Vivo, tocando e cantando! E para reafirmarmos isso, a Xepa Mexida nem precisou mexer tanto, para sugerir bandas aqui do Brasil, pouco populares, e que merecem uma atenção especial. Então vamos lá e aumenta o som! 




Rinoceronte
Criada no ano de 2007 na cidade de Santa Maria-RS, o grupo possui um estilo voltado para o Stoner Rock, uma vertente do rock que mescla elementos do psicodélico, hard rock e heavy metal. Suas músicas são movidas por ritmos setentistas, com influências de bandas como Mutantes e The Who. O Rinoceronte possui dois álbuns de estúdio além de um EP homônimo.
Algumas músicas para você ouvir: O Instinto, Furacão, O Choque.
Ouça: O Instinto



Selvagens à Procura da Lei
A banda fortalezense que se formou em 2012 é uma das maiores revelações deste novo (nem tão novo) século. Com forte influência de Cazuza, Renato Russo, The Strokes e Arctic Monkeys, o grupo possuem composições marcantes, indo de líricas a criticas. Além de três EP’s, a banda tem dois álbuns de estúdio, “Aprendendo a Mentir” de 2011 e o homônimo de 2013.
Algumas músicas para você ouvir: Despedida, Brasileiro, Juventude Solitude, Mucambo Cafundó.
Ouça: Juventude Solitude


Stellabella
Formada em 2000 na cidade de Rio de Janeiro, a banda, com um estilo grunge e alternativo, traz consigo inspirações no indie e punk rock, com músicas que falam de relacionamentos e do cotidiano. Em 2010 a banda se tornou campeã do Projeto Levi’s Music, rendendo um clipe com uma produção de alta qualidade da música “Reprise” que estreou na página inicial do YouTube. Sua discografia conta com dois álbuns de estúdio e um EP.
Algumas músicas para você ouvir: A Escolha, Bunker, Alguém.
Ouça: A Escolha



Talma&Gadelha
A banda nasceu em 2012 em Natal-RN. Encabeçada por Simona Talma e Luiz Gadelha, o grupo tem um estilo singular, misturando o rock e MPB, em canções com melodias marcantes e fáceis. O grupo possui dois álbuns: “Matando o Amor” de 2012, disco que trabalha com as milhares  facetas do amor e os relacionamentos, e “Maiô” de 2013, um disco sobre a solidão dos centros urbanos, que foi eleito o melhor álbum do ano pelo site “Tenho mais discos que amigos”.
Algumas músicas para você ouvir: O Roqueiro e a Hippie, Amigo Cupido, Calmantes, Homem de Lata.
Ouça: Porque Todo Coração É Burro


The Baggios
A banda sergipana de São Cristóvão se formou em 2004, sofrendo mudanças na formação, mas sempre trabalhando apenas em dupla.  Com influência de Led Zeppelin e Rolling Stones, a banda mistura o blues, com o rock sessentista e o garage rock (caracterizado principalmente pela produção independente). A banda possui dois álbuns de estúdio: o homônimo de 2011, e o “Sina” de 2013.
Algumas músicas para você ouvir: O Azar Me Consome, Vagabundo Arrependido, Domingo.
Ouça: O Azar Me Consome


Vanguart
Formada em Cuiabá-MT em 2002, o Vanguart é uma banda de folk rock e indie, marcante pelas letras poéticas e o uso de instrumentos irreverentes no rock, como bandolins, violoncelo, gaita, trompete e piano. Em pouco tempo de carreira, conquistaram a critica especializada e atualmente é uma das bandas mais fluentes do cenário alternativo. Fora os discos caseiros, e o álbum Ao Vivo no Multishow, a banda tem na bagagem três discos de estúdio.
Algumas músicas para você ouvir: Estive, Sempre Que Estou Lá, Meu Sol, Me Vida Eres Tu, Nessa Cidade.
Ouça: Sempre Que Estou Lá


Vivendo do Ócio
Formada em 2006 na cidade de Salvador-BA, o Vivendo do Ócio é uma banda de indie rock que buscou inspirações em bandas que partem do mais clássico, como os Beatles, às mais atuais, como Arctic Monkeys.  A banda possui três álbuns de estúdio, além de um EP, e foi premiada diversas vezes, com destaque para o MTV Video Music Brasil, onde levou o prêmio na categoria Aposta MTV em 2009.
Algumas músicas para você ouvir: Nostalgia, Radioatividade, Dois Mundos.
Ouça: Nostalgia

2 comentários:

  1. Lista boa, só discordo do Vanguart (até gosto mas), não tem nada de rock.

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=B64jpVu-UjE - funk rock brazuka - https://www.facebook.com/haoband?fref=ts

    ResponderExcluir